Dr. Leandro fala sobre Toxina botulínica e Preenchimento facial na Odontologia

A Acão da Toxina Botulínica acontece bloqueando a condução neuromuscular devido à ligação nos receptores terminais dos nervos simpáticos motores, inibindo a liberação de acetilcolina.

As terminações nervosas da junção neuromuscular não mais respondem aos impulsos nervosos e a liberação de quimiotransmissores é impedida provocando a desenervação química parcial.

De acordo com o Dr. Leandro, o produto é responsável por recuperar marcas do envelhecimento, atuando principalmente nas rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que se formam com a ação dos músculos faciais.

“A aplicação de toxina botulínica é um tratamento estético minimamente invasivo indicado para o rejuvenescimento facial, através do bloqueio da contração dos músculos da face que formam as rugas. A toxina botulínica previne que as rugas de expressão, que se formam durante o movimento do rosto, se tornem marcas profundas. Ele suaviza as rugas dando uma aparência “descansada e jovial”.

É importante destacar que botox e preenchimento não são a mesma coisa. São procedimentos totalmente diferentes com indicações também diferentes.

“A toxina botulínica atua no relaxamento dos músculos onde é injetado, o preenchimento é responsável por conferir volume, indicado para o tratamento de rugas mais profundas e cicatrizes”, destaca o especialista.
Os dois tratamentos podem ser complementares, isso é uma tendência na estética, o uso de técnicas complementares.

“Não há nenhum tratamento que se compare ao efeito da toxina botulínica, no que diz respeito à disfarçar rugas. Os outros métodos são importantes, estimulam colágeno e a renovação celular, mas eles complementam a ação da toxina e vice-versa”, salienta Dr. Leandro.

Conforme o dentista, existem dois tipos diferentes de rugas. As dinâmicas e as estáticas. Cada tipo têm um tratamento diferente. As rugas dinâmicas são causadas pela ação dos músculos faciais, visíveis somente com o rosto em movimento (quando rimos, choramos ou fazemos alguma expressão), também conhecidas como rugas de expressão. As estáticas são aquelas rugas geralmente mais profundas e permanentes, pois são visíveis com o rosto mesmo em repouso. São decorrentes do envelhecimento intrínseco (previsível e progressivo) em combinação com a ação de agentes externos (exposição ao sol, vento, fumo, poluição), mas também podem ser uma evolução das rugas dinâmicas não tratadas, que pioram e se acentuam com o passar do tempo.

O efeito começa a diminuir com, em média, quatro a seis meses após a aplicação. Após aproximadamente seis meses a aplicação deve ser repetida.

Dr. Leandro comenta que após aplicar a toxina, o paciente deve evitar deitar por quatro horas, para permitir a adequada distribuição do produto na pele; evitar massagens e limpezas de pele por 24 horas; evitar o uso de cosméticos e produtos para a pele por 24 horas e maquiagem leve é permitida após 6 horas; exercícios físicos no dia da aplicação de botox não devem ser realizados, aliás, é aconselhável esperar, pelo menos, dois dias para voltar as atividades físicas normalmente, os movimentos bruscos podem provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado, podendo desencadear uma reação adversa, como por exemplo, ptose palpebral (queda de sobrancelha).

“Também estão proibidas viagens aéreas imediatamente após a aplicação, que também pode provocar a migração da toxina para áreas não desejadas, por que nos voos há alteração de pressão-ambiente”, orienta.

Dr. Leandro alerta que sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação. Isto é comum, é resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento. “Estes sintomas devem desaparecer em no máximo 24 horas”, destaca.

As aplicações de Botox são contra-indicadas durante a gravidez, amamentação ou em pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), doenças neurológicas e que afetam os músculos; alérgicos à proteína do ovo, uso de anticoagulantes.

Segundo o especialista, a toxina botulínica trata o músculo com precisão, de forma não invasiva, suavizando rugas e linhas de expressão permitindo ao profissional definir o efeito desejado. “Aplicado diretamente no músculo que é responsável pela formação da “ruga” assim proporcionando um relaxamento temporário”, explica.

A partir dos primeiros sinais e formação de linhas de expressão é possível fazer a aplicação da toxina, sendo utilizado para a prevenção dos primeiros sinais, os efeitos se dão após 72h seu efeito será atingido aproximadamente em 15 dias, tempo de duração de 4 a 6 meses dependendo do metabolismo de cada paciente, técnica e dosagem.

INDICAÇÕES PRA O USO DO BOTOX em tratamento odontológico:
Tratamento para bruxismo;
Sorriso gengival;
Assimetria fácil (paralisia facial);
Tratamento de carga imediata de implante;
Preventivo nasogeniano;
Elevação da ponta do nariz;

Faça sua avaliação preventiva ou corretiva!!