Dr. Leandro Camargo Cardoso fala sobre sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes afeta um grande número de pessoas, cerca de 80% da população. Também conhecida como hipersensibilidade dentinária.

A ingestão de bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou muito ácidos, deixam os dentes sensíveis ou doloridos.

De acordo com o Dr. Leandro a sensibilidade nos dentes é causada por diversos fatores, sendo que o principal deles é a forma errada de escovar os dentes. “Muitas vezes, o paciente não tem orientação do dentista, pois ele não se prende nesses detalhes, porque parte do pressuposto de que todo mundo sabe escovar os dentes, mas na verdade um por cento da população sabe escovar os dentes
corretamente”, afirma Dr. Leandro.

Um dos fatores que fazem com que a sensibilidade nos dentes não ocorra, é utilizar uma escova com cerdas macias, e não forçar muito na hora da escovação.

“O paciente compra uma escova dura e escova os dentes com força. Isso faz com que a gengiva se retraia, formando um sulco próximo a ela. Esse sulco, não tem esmalte, expõe a dentina e causa a famosa sensibilidade”, explica.

Conforme Dr. Leandro, esse problema se resolve com a aplicação de desensibilizante no consultório e em alguns casos é preciso restaurar o dente com uma camada de resina que faz a função do esmalte.

Outro fator importante é a escolha correta da pasta de dente. “Existe um modismo de pasta de dente que clareia os dentes, mas na verdade não existe pasta que clareia, ela simplesmente tem mais abrasividade, ou seja, desgasta mais o esmalte dos dentes”, explica o dentista.

Entre em contato conosco e informe-se sobre valores e horários para consulta!

Nosso Consultório está localizado na Zona Sul de Porto Alegre, no bairro Ipanema.

Marque sua avaliação!
Av. Juca Batista, 1150