Bichectomia

Você já ouviu falar em BICHECTOMIA, a cirurgia para afinar o rosto?

***O que é Bichectomia?***
Cirurgia estética/funcional nas bochechas para retirada da Bola de Bichat, uma gordura existente na face você que,
quando aumentada, pode dar um formato de rosto redondo. A cirurgia tem por finalidade afinar o rosto e reduzir as bochechas (estética) e/ou diminuir a mordedura das bochechas (funcional).

***Como é feita a cirurgia de Bichectomia?***
Por meio de dois cortes de 1cm na parte interna das bochechas, com anestesia local. A gordura da Bola de Bichat é tracionada e retirada. É uma cirurgia relativamente simples, com 10 a 15 minutos de duração. O paciente recebe alta logo após o procedimento.
Os cuidados pós operatórios são muito parecidos com uma extração do siso, tais como: evitar esforço físico, evitar alimentos quentes, dormir com 2-3 travesseiros, aplicar compressa gelada no primeiro dia e usar medicação específica.
O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 4 primeiros dias.
Na primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol.
Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.
Em 2-3 semanas os resultados começam a ser visíveis. Todavia o resultado final pode se dar de seis meses a um ano após a cirurgia.

***Para quem é indicada a cirurgia?***
Pessoas que tem um formato de rosto redondo e estão insatisfeitos com sua face;
Pessoas que procuram um aspecto mais harmônico, esbelto, magro e delineado;
Pessoas que mordem muito as bochechas;
Pessoas que, mesmo ao perderem peso, continuam com o rosto redondo, podem ser candidatas a cirurgia;
O objetivo é deixar o rosto mais magro e fino e proporcionar saúde e qualidade de vida ao paciente. A Bichectomia causa um “efeito blush”.
Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox).
Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipo dessa região.
Ainda existem aqueles casos em que a pele do rosto da pessoa não tem um bom tônus, seja pela idade, por tabagismo, sol ou por uma característica própria da pessoa. Nesses casos, algum procedimento de suspensão das estruturas da face está indicado.
O exame minucioso da face deve ser realizado antes de indicar a cirurgia, pois a retirada da Bola de Bichat em rosto já magro pode não atingir o resultado esperado e trazer consequências desagradáveis.
Somente um cirurgião especializado poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

***Todos temos Bola de Bichat ou apenas quem tem o rosto redondo?***
Sim, todos temos a gordura de Bichat (nas bochechas), porém alguns mais do que outros. Não necessariamente quem tenha o rosto mais redondo tenha o bola de gordura maior.

***Todas as pessoas ficam melhor com a retirada da Bola de Bichat?***
Não. Existem pessoas que já apresentam o rosto fino e para quem a retirada da bola de Bichat pode trazer resultados indesejáveis. Para estas pessoas não é indicado o procedimento.

***Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia?***
A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

***Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia?***
Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade.
Precisamos entender que o envelhecimento facial é um processo fisiológico e programado, ou seja, todos vamos envelhecer! E esse processo se deve a vários fatores (como perda de colágeno, etc) e nenhum destes fatores do envelhecimento facial tem relação com a gordura de bichat, pois ela é uma gordura muito profunda, retirada por dentro da boca, muito localizada, que não é capaz de modificar os pilares do envelhecimento facial. O paciente que faz bichectomia se sente até mais jovem pelas curvas que o rosto ganha, além do conforto mastigatório. Claro que todo mundo precisa continuar com os mesmos cuidados com a pele, com a alimentação e manter o estilo de vida saudável. Mas quem deseja se submeter a cirurgia de bichectomia, pode ficar tranquilo, pois a Bola de Bichat não tem função de sustentação de músculos e peles do rosto e ela pouco se altera com o passar dos anos.

***Em que idade pode ser feita a cirurgia de bichectomia?***
A cirurgia é indicada quando já houve o crescimento completo do rosto (após os 16 anos, com o consentimento dos pais). É indicado que o paciente esteja no seu peso ideal e com o formato do rosto adulto bem definido.
A bichectomia é feita há muito tempo como procedimento de rejuvenescimento facial, ou seja, pacientes com mais de 45-50 anos também tem o benefício de alcançar uma aparência mais jovial.

***A Bichectomia é perigosa?***
A gordura de Bichat fica localizada numa região próxima aos nervos que fazem a movimentação dos músculos da face, está próxima ainda do ducto parotídeo (canal por onde a saliva entra na boca vinda da glândula parótida) e próxima também de vasos sanguíneos.
Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc.) e outras mais específicas, mas igualmente raras (lesão de nervo, assimetria, ressecção em excesso). Portanto deve ser realizada por um cirurgião capacitado e experiente na técnica.

***Meu rosto vai mudar muito?***
De modo geral, o resultado é sutil. A cirurgia de Bichectomia deixa o rosto menos redondo, mais fino, mais contornado, e pode realçar as maçãs do rosto. Se for o caso, quando associada a outros procedimentos, pode deixar o rosto ainda mais fino, como por exemplo, aplicação de Botox nos masseteres e Lipo de papada.

***Onde meu rosto mudará com a Bichectomia?***
O exame físico pode, muitas vezes, dar importantes pistas sobre o tamanho da Bola de Bichat e apontar se a Bichectomia isolada pode atingir a expectativa do paciente.
A Bichectomia vai diminuir e afinar o rosto na região das bochechas, mais especificamente abaixo das maçãs do rosto e na frente do músculo masseter (aquele músculo da mastigação que fica proeminente quando mordemos). Traçando uma linha indo da maçã do rosto para baixo e outra linha indo do músculo masseter para frente, encontraremos a região onde haverá diminuição. Ao sorrir também podemos perceber a região que será “tratada” pelo procedimento: é a região localizada lateralmente ao canto da boca de cada lado.

Uma queixa muito comum em meu consultório é: "Dr. Leandro, acho minhas bochechas muito grandes".
Recebo muitos pacientes com essa queixa e que procuram a cirurgia de Bichectomia.
Sempre peço para que me apontem exatamente o local do rosto que lhes incomoda. Percebo que, muitas vezes, o que realmente desagrada são as maçãs do rosto ou os músculos masseteres muito fortes, e não o volume excessivo das Bolas de Bichat.
Isso é importante, pois, se indicamos Bichectomia quando, na verdade, o paciente tem o músculo masseter muito grande, o resultado pode não ser o esperado pelo paciente.
Em alguns casos pode ser necessária a associação de Bichectomia com a diminuição dos músculos masseteres com a aplicação de toxina botulínica.
Saber identificar a queixa do paciente orienta o tipo mais adequado de abordagem e evita frustrações em relação ao resultado final.
Sempre tive interesse em harmonização e estética facial, e, quando me aperfeiçoei em cirurgia de Bichectomia, percebi que se tratava de algo com elevado índice de satisfação e recuperação rápida.
Aperfeiçoei minha técnica de modo a ter um resultado consistente, recuperação rápida de meus pacientes e, principalmente, aprimorei a indicação do procedimento, entendendo para quem se aplica e para quem a associação de outros procedimentos seria apropriada.
Posso dizer que faço parte da disseminação e popularização da Bichectomia no Brasil, sendo um dos precursores da técnica no Sul do país, (na verdade, é uma técnica que já existe desde os anos 80 e é bastante realizada em outros países, mas ainda pouco difundida no Brasil). Tenho um número grande de pacientes operados e satisfeitos, muitos do interior do RS e também de outros estados.

Dr. Leandro Camargo Cardoso (CRO/RS 21770)
Cirurgião Dentista, Especialista em Ortodontia, qualificado e reconhecido pela alta exigência estética em seus procedimentos de harmonização orofacial, Bichectomia, Toxina Botulínica e preenchedores.